Cuidados ao comprar batentes de madeira

batente-e-guarnição-com-rebaixo
batente-de-madeira2

Cuidados ao comprar batentes de madeira

Tão importante quanto a madeira é o processo de fabricação. 

Certamente já se vivenciou ou conhece alguém que teve problemas na hora de escoher batente de madeira como:

  • Comprei o batente de madeira de lei e ele empenou!
  • O batente de madeira ficou áspero e não dá acabamento!
  • O batente está com a cor totalmente diferente da porta!

Então, vamos aos pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha de um batente de madeira.

Para melhor facilitar o entendimento vamos dividir o grupo de batentes em duas categorias,

  • Batentes  de kits porta pronta;
  • Batentes de madeira maciça vendidos separadamente das portas.
  • Batentes de kit porta pronta

Normalmente esses batentes são fabricados em madeira compensada, pinus ou mdf ultra e revestidos com lâminas de madeira ou que imitem madeira, quando não são laqueados ou recebem pintura de fundo (primer).

Esse tipo de batente usualmente vem cortado na medida adequada a porta que será instalada, facilitando assim a vida do instalador.

Ele também costuma vir com borracha amortecedora que auxilia na vedação da porta e evita aquele barulho da porta quando bate no batente.

Embora sejam muito bonitos, é preciso cuidados com água, especialmente se você é daqueles que ficam jogando á nos banheiros, cozinhas, etc. pois o acumulo de água no chão pode comprometer a lâmina que reveste esse tipo de batente, bem como a guarnição que também costuma seguir o mesmo processo de fabricação (a moldura).

Outra coisa importante é que os sistemas de porta pronta possuem lado definido e não permitem, na grande maioria das vezes, mudar o lado de abertura da porta e aqui não cabe margem para erros, ou seja, se você comprou porta com abertura para a direita não conseguirá inverter ela para a esquerda caso tenha errado o lado de abertura na hora da escolha do kit porta pronta.

  • Batente de madeira vendidos separadamente da porta

A escolha de produtos com boa procedência ganha grande importância quando se trata de batentes de madeira. Muitas vezes damos atenção especial ao nome da madeira como:  Cumarú, Ipê do norte, Itaúba, Tauarí, Angelim Pedra, Peroba, Canafistola, Angico Preto, Jatobá, dentre tantas outras. Algumas madeiras sequer podem ser extraídas da natureza e outras são trocadas por madeiras "parecidas" visualmente mas que não possuem as mesmas características físicas da madeira que realmente estava procurando.

Mesmo a madeira nobre possui partes na tora com características físicas melhores. A tora de madeira possui a parte do cerne e a parte do borne. Ao longo dos anos de vida de uma árvore o tronco vai engrossando e o borne vai se transformando em cerne com a morte das células. A parte interna do tronco fica mais rígida e mais escura se comparada ao borne. É aí que está a parte mais nobre da madeira. 

Batentes fabricados com boas madeiras e utilizando o cerne da mesma custam mais caro pois você está separando somente a melhor parte da madeira e fazem toda a diferença tanto em beleza quanto em durabilidade. O processo de fabricação do batente também é importante! A secagem correta da madeira, o uso de serras adequadas e processo de lixamento na fábrica são essenciais para auxiliar o pintor na hora de dar acabamento e você tem um batente bonito, resistente e com com acabamento, sem aquela textura de "lixa" por cauda da madeira ficar com aspecto "arrepiado". 

Antes de instalar os batentes, proteja as extremidades com aplicação de verniz para aumentar a durabilidade da madeira e diminuir riscos de trincar.

Por ser um material orgânico e de estrutura complexa e heterogênea, a madeira é altamente higroscópica, retraindo-se e inchando de acordo com a umidade do ambiente. Portanto, não guarde batentes na obra, mesmo que por períodos curtos, sem instalá-los. Batentes costumam empenar com o tempo se não forem assentados no local onde ficarão.

Se estiverem um pouco empenados (o que é bastante comum), podem ser facilmente “endireitados” no momento do travamento dependendo do sentido do empeno. Claro que, dependendo da forma com que o batente empenou, não há como alinhá-lo novamente.

Ao adquirir produtos de madeira, as tonalidades podem apresentar variações que são padrões próprios de cada espécie, portanto, imperfeições naturais, nós e variações nas tonalidades não são defeitos e só aumentam o valor e a beleza de todos os produtos de madeira. Esta é uma característica exclusiva dos produtos naturais e atesta sua origem e autenticidade.

Aqui na Compensados Dourados utilizamos produtos de madeira nobre selecionados e podemos fabricar sob medida e de acordo com a espessura da parede mas, se por acaso você comprou um batente mais fino do que a parede e precisa de uma guarnição especial com rebaixo, não se preocupe, podemos fabricá-la sob medida!

Podemos também fornecer o batente montado, com aplicação de seladora e com borracha amortecedora. Nossos profissionais também podem entregar o batente montado na porta já com a furação para instalação da fechadura.