Você sabe mesmo o que é porta encabeçada?

porta encabeçada

Afinal, o que é porta encabeçada?

Porta laminada interna

Por que algumas portas duram tão pouco?

porta lisa internaJá reparou que algumas portas possuem um acabamento todo áspero, outras começas a soltar as lâminas em locais que sequer molham e algumas empenam tanto que acabam danificando a fechadura?

Esses problemas, em grande parte das vezes, estão relacionados ao processo de fabricação e são fundamentais na hora da escolha da porta.

Escolher uma porta "encabeçada" não significa necessariamente uma porta mais resistente, aliás, você sabe mesmo o que é uma porta "encabeçada"?

As portas semi-sólidas dividem-se em portas encabeçadas e não encabeçadas e a diferença entre elas não está relacionada a resistência mecânica mas sim a uma questão de acabamento no montante da porta.

A imagem acima retrata a parte inferior de duas portas, a do lado esquerdo refere-se a uma porta não encabeçada, enquanto a do lado direito retrata uma porta encabeçada. 

Repare que, na porta não encabeçada, a linha vermelha está paralela a uma lâmina, chamada contra-capa. Essa Lâmina percorre toda a porta até a lateral enquanto na porta encabeçada da direita a linha vermelha está paralela à contra-capa e termina entre 5mm e 10mm antes da extremidade da porta. Veja que a linha verde mostra que não há contra-capa nessa parte do montante. 

Isso faz toda a diferença na hora de envernizar a porta pois, ao observar a porta lateralmente, você não verá essa lâmina grossa.

A impressão que você terá ao ver a porta na lateral é de um produto melhor acabado, sem ver o compensado. Tem mais...

Mesmo que haja necessidade de passar plaina na porta para fazer ajustes, o compensado (contra-capa), ainda não será visível pois ele ficou recuado entre 5mm e 10mm da porta.

Alguns fabricantes utilizam portas não encabeçadas e colam lâminas para "esconder" o compensado. Isso não é encabeçamento e se tiver que fazer qualquer ajuste  na porta, a lâmina será removida e você verá o compensado da porta.

Uma boa porta passa desde um processo de seleção de lâminas para oferecer um visual e permitir um acabamento mais bonito. 

porta lisa interna

Já reparou que algumas portas parecem lixas de tão ásperas? Muitas vezes esses problemas estão relacionados a qualidade das lâminas que revestem as portas.

O processo de fabricação de uma porta interna precisa respeitar desde a secagem correta da madeira em estufa, até o corte preciso das madeiras que compõe a estrutura das porta evitando que alguma travessa fique com espessura diferente das demais travessas. 

Falhas no processo de distribuição de cola, bitola das travessas, secagem correta da madeira, dentre outros, podem resultar em problemas como: descolamento das lâminas, empenamento em excesso, aparecimento de "bolhas" na superfície da porta, etc.

No Brasil, o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações atenta que o produto seguiu os padrões que permitem a que a porta seja certificada pela ABNT. Isso é garantia de qualidade e segurança para quem adquire o produto.

Lembre-se: O custo de mão de obra para instalar uma porta e dar acabamento pode ser perdido do médio prazo ao adquirir um produto não certificado e que não respeitou etapas importantes na fabricação e que acabam comprometendo o funcionamento correto do produto, bem como a vida útil.

Trabalhamos com portas lisas certificadas nos padrões: sólidas, semissólidas, honeycomb.

Produzimos também portas frisadas encabeçadas em diversos modelos, bem como portas pivotante, portas de correr e portas com alturas e larguras especiais e kits porta pronta.

Para ver modelos de portas em madeira clique abaixo, lembrando que temos lindas portas em outros materiais, basta clicar no menu acima, na categoria de portas.